sexta-feira, 11 de maio de 2012

Faltam 40 dias
Educação
A Educação para Desenvolvimento Sustentável (EDS) tem um papel crucial na capacitação dos cidadãos para efetuar a transição rumo a uma sociedade mais sustentável e equitativa. Em um mundo com 7 bilhões de pessoas, com a maior população de jovens de todos os tempos e recursos naturais limitados, a educação deve permitir que os alunos adquiram competências relevantes para enfrentar os desafios de sustentabilidade.

Essa foi a mensagem principal do painel organizado pela UNESCO em nome do Comitê Interinstitucional para a Década da ONU de EDS (Interagency Committee for the UN Decade of ESD) durante as negociações da Rio+20 em 20 de março de 2012 nas Nações Unidas em Nova York. Aproximadamente 70 participantes de todo o mundo foram ao evento que falava sobre como a EDS auxilia transições que conduzem a uma sociedade mais sustentável e justa. Os palestrantes concordaram que, integrar EDS na conferência Rio+20, assim como em seus resultados, será crucial para promover a transição para sociedades verdes.

Os palestrantes ressaltaram as contribuições concretas da EDS para a erradicação da pobreza e a mudança para economias verdes. Uma série de atividades japonesas de EDS que permitem que o cidadão se torne ativo para que a sociedade seja sustentável foi delineada. Outro exemplo apresentou atividades educativas que apoiam pequenos negócios de reciclagem em favelas do Cairo.

Para mostrar todo seu potencial de transformação, a EDS deve ser integrada a todas as áreas de ensino e aprendizagem – seja na escola, em casa ou dentro da comunidade.

Entre os palestrantes estavam Takao Kuramochi, Ministro da Educação do Japão; Kartikeya Sarabhai, do Centro para Educação Ambiental, da Índia; Elizabeth Thompson, Coordenadora Executiva da Rio+20; Jay Reetoo, da Missão Permanente da República de Maurício para a ONU; Laila Iskander, da Consultoria para Desenvolvimento Comunitário e Institucional, do Egito; Nikhil Seth, Diretor da Divisão do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU e Alexander Leicht, Chefe de Sessão de EDS na UNESCO, que falou em nome do Comitê Interinstitucional da ONU de EDS. O evento foi mediado por Paolo Soprano, Vice-presidente do Departamento de Preparação para a Rio+20. O representante japonês foi o presidente do painel. O Japão e a Suécia forneceram fundos para o evento.

Comitê Interinstitucional para a Década da ONU de EDS reúne 21 entidades das Nações Unidas que apoiam a EDS. Ele é convocado pela UNESCO, a agência líder para a Década de EDS.

A conferência Rio+20 marca o vigésimo aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento no Rio de Janeiro em 1992. A Rio+20 tem como objetivos assegurar novos compromissos políticos para desenvolvimento sustentável, avaliar  o progresso e as lacunas na implementação do desfecho das maiores conferências sobre desenvolvimento sustentável e chamar atenção para desafios novos e emergentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário